Instituto Pensar - Amigo Secreto: filme nacional abordará escândalo judicial da ?Vaza Jato?

Amigo Secreto: filme nacional abordará escândalo judicial da ?Vaza Jato?

por: Igor Tarcízio


Diretora de "O Processo? acompanha a cobertura de jornalistas durante a "Vaza Jato?. Longa-metragem estreia em 16 de junho nos cinemas (Imagem: Reprodução/Youtube)

Em junho de 2019, alguns meses após o início do governo de Jair Bolsonaro (PL), o vazamento de mensagens trocadas entre integrantes da Operação Lava Jato revelaria o maior escândalo judicial da história da república, na série de reportagens conhecida como "Vaza Jato?. "Amigo Secreto?, novo documentário da premiada diretora Maria Augusta Ramos ("O Processo?), acompanha alguns dos jornalistas por trás da cobertura nos dois anos que se seguiram às primeiras publicações, quando o Brasil entrava em um longo período de turbulências.

Protagonizado por Leandro Demori, do The Intercept Brasil, Carla Jimenez, Regiane Oliveira e Marina Rossi, do El País Brasil, "Amigo Secreto? mostra como uma grande operação de combate à corrupção atuou para fragilizar o sistema de justiça no Brasil, colocando em risco a democracia do país. 

Leia também: TRE define que Moro não pode ser candidato em SP

"Amigo Secreto? é uma coprodução Brasil, Alemanha e Holanda. É produzido por Nofoco Filmes, Docmakers (Holanda), GebroedersBeetz Filmproduktion (Alemanha), coproduzido pela Vitrine Filmes ? que assina sua primeira coprodução, além da distribuição do longa-metragem no Brasil. A estreia nos cinemas está marcada para 16 de junho.

Sinopse

Em 2019, a entrada do ex-juiz Sergio Moro no governo Bolsonaro e o vazamento de mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a credibilidade da Operação Lava Jato. Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar a sua democracia.




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: